ARTIGOS

Cuide da sua saúde

SAÚDE – PREVENÇÃO

Fumo:
O Tabagismo é considerado como um dos piores inimigos do coração e reconhecidamente causador de várias doenças. Elimina-lo representa um grande passo na prevenção de Doença Arterial Coronariana. Os cigarros conhecidos como de “baixo teor” são igualmente prejudiciais. Uma simples “tragada” libera milhões de radicais livres na circulação e centenas de agentes potencialmente cancerígenos, Os fumantes “passivos” são igualmente prejudicados. Tome a decisão certa.

Pressão Arterial:
A Hipertensão Arterial ou pressão alta pode causar lesão em suas artérias e causar infarte do coração, derrame cerebral ou paralisa dos rins. geralmente tem causa familiar e não tem cura, mas tem tratamento. É importante consultar periodicamente seu médico, pois a Hipertensão é conhecida como “ Assassina silenciosa “.

Tensões Emocionais:
Pessoas que se angustiam com pequenos problemas, que estão em constantes competição, com constante excesso de trabalho, estão mais predispostas à angina de peito, infarto do coração e morte súbita. Faça reflexões periódicas e redimensione com racionalidade seu trabalho e seus anseios. Não deixe o “ stress “ impedir sua felicidade.

Vida Sedentária:
A falta de exercícios aumenta o risco de Doença Coronariana, pois eleva os níveis de gorduras, favorece a obesidade e a hipertensão arterial. Os exercícios dinâmicos como caminhada, natação ou corrida são os mais indicados. Não faça exercícios sem orientação médica.

Obesidade:
A vida moderna estimula o consumo de alimentos ricos em calorias e a vida sedentária, cujo resultado é a obesidade. O excesso de peso, além de provocar sobrecarga de trabalho para seu coração, está associado ao aumento de gordura e açúcar do sangue. O controle do peso deve começar na infância, através de uma alimentação saudável e estímulo à atividade física.

Alimentação:
Quanto maior a quantidade de colesterol presente na circulação sanguínea, maior a possibilidade de deposição nas artérias e lesões obstrutivas. Todas as pessoas devem seguir alimentação pobre em colesterol. Evite ingerir excesso de gorduras de origem animal, como carne de boi, queijo, ovos, leite e manteiga. Dê preferência à carne branca. Muito cuidado com o açúcar. Valoriza os alimentos ricos em fibras e água, como verduras, legumes e frutas.

Prevenção:
É fundamental uma visita anual ao Clínico Geral. Considerando seus antecedentes familiares e pessoais, seu médico determinará exames complementares, necessidade de encaminhamento a especialista e seguimento de sua saúde e bem estar.

PARA SEGUIR E VIVER MELHOR

As medidas aqui sugeridas, são indicadas pela Organização Mundial de Saúde preocupada com o problema de saúde pública. Solicitamos sua atenção e colaboração, em seguir e divulgar estas recomendações entre seus familiares e amigos.

FUMO: O tabagismo é conhecido como um dos piores inimigos do coração, sendo causador de várias doenças. Elimina-lo representa fator fundamental na prevenção da Doença Arterial Coronária. Os cigarros ditos como de “baixo teor “ são igualmente prejudiciais e, além do malefício que o fumo lhe causa, ele representa prejuízo para os que não fumam, pois a aspiração da fumaça traz produtos tóxicos para as artérias.

ALIMENTAÇÃO: Quanto maior a quantidade de colesterol presente na circulação sanguínea, maior será a possibilidade de sua deposição nas artérias e formação das lesões  que podem obstruí-las. Como regra geral, todas as pessoas devem ingerir alimentos que não contenham colesterol ou apresentem mínima quantidade. Deve também ser diminuída a ingestão de gorduras animais e aumentada a de óleos vegetais. Por essas razões é importante evitar a gema do ovo, carnes gordas, gordura de galinha, leite integral, creme de leite, manteiga, queijo tipo prato, frios, banha e etc.

PRESSÃO ARTERIAL: A pressão alta ( hipertensão ) é um fator capaz de lesar suas artérias. Quanto maior a pressão arterial, maior essa possibilidade de lesão, assim, a orientação médica para seu controle deve ser seguida rigorosamente e de modo permanente não abandonando o tratamento através do remédio quando a pressão voltar ao normal.

VIDA SEDENTÁRIA: A falta de exercícios contribui para aumentar o risco de Doença Arterial Coronária, porque facilita o desenvolvimento da obesidade, eleva os níveis de gorduras sanguíneas e pressão arterial. Exercícios físicos realizados constantemente, sob forma de caminhadas por exemplo, sempre realizadas com orientação médica, contribuem para a diminuição dos riscos da doença. No dia-a-dia você deve procurar andar, dispensando o uso do carro para ir a lugares próximos.

OBESIDADE: O excesso de peso, além de provocar sobrecarga de trabalho para seu coração, está associado freqüentemente a aumento de açúcar e de gordura no sangue, e como você já sabe, são fatores de risco para suas artérias. Lembre-se: controle de peso deve começar na infância; não deixe que seu filho se torne obeso.

TENSÕES EMOCIONAIS: As pessoas que se angustiam com problemas mínimos que estão permanentemente em competição, com constante excesso de trabalho, aquelas que querem “ abraçar o mundo  com as mãos “, estão mais predispostas ao infarto do miocárdio, à angina de peito e à morte súbita. Dimensione com racionalidade seu trabalho e seus anseios.